sábado, 18 de abril de 2009

CARTILHA E PASSEIO DOS JABUTIS VAGAROSOS

Valci Barreto,

Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
Fone: 99999221



JABUTIS VAGAROSOS é um grupo de passeio ciclístico de Salvador, gratuito, respeitoso, bem humorado e disciplinado.

O interessado pode vir com bicicleta nova, velha, enferrujada, cara, barata, desde que rode. A roupa pode ser qualquer tipo de camiseta, short, tênis. O jabutis não possui camiseta padronizada. O interessado pode vir com qualquer camiseta de uso comum.

Recomendamos uso de capacete e luva. São muito importantes para a segurança do ciclista.

O local e a saída, são obedecidos rigorosamente.

Marcados locais e horário de saída, quem quer vai, quem não quer não vai. Não precisa ficar ligando para saber se vai sair ou não, se já tem gente no local. Marcado o passeio ele sai, ainda que com uma pessoa só. Não adianta ligar pedindo para esperar. O jabutis não espera, exceto em casos raros: algum acidente, um pneu do ciclista que furou no trajeto, algum dilúvio, coisa assim. Normalmente não há qualquer espera.

Não ligamos para ninguém para convidar, avisar se vai ou não haver o passeio. Os jabutis de carteirinhas já sabem: todas as comunicações são feitas por e mail e avisos que são postados no muraldebugarin.com, até a quinta feira.

Pode haver um passeio do JABUTIS sem postagem no site, quando o tipo de passeio não se destinar ao público ciclista em geral para apenas alguns convidados ou para um tipo de passeio específico. Quanto este tipo acontece, os jabutis de carteirinhas são avisados por seus e mails.


Quando é postado o aviso no muraldebugarin.com é porque todas as pessoas são convidadas, desde que estejam de acordo com o tipo de passeio, distancias e sempre observados os mandamentos desta cartilha e de cada passeio.

O passeio é para quem gosta de conversar, visitar livrarias, sebos, espaços culturais, museus, bibliotecas comunitárias, pequenas quitandas, feiras, visitar amigos em hospitais, casa de comadre, compadre, clubes sociais, festas, shows, merendar ou almoçar , normalmente em barracas de frutas, quitandas, restaurantes simples. Tudo sem 'vamo vamo " "ta hora" , "arrocha, arrocha". É também para que não se importa em empurrar as bicicletas onde não se puder pedalar. Quem tem condições físicas pode subir as ladeiras pedalando. Quem não as tem, pode empurrar a bicicleta. Jabuti gosta muito de empurrar bicicleta, momento que utiliza para a conversa, contemplação.

Nada de buzinadas, gritarias, desrespeito às pessoas. Isto nem é pensando nos Jabutis. Simplesmente não acontece.

Quem quiser fotografar, terá o tempo que quiser, especialmente se o fotógrafo for o Bugarin, do muraldebugarin.com. Ninguém pode dar pressa a ninguém. Pode sugerir para sentar, levantar, ir embora, mas sem correrias, stress, “vamo vamo.”

Pode vir pobre, bonito, feio, rico, letrado, analfabeto, que terá sempre o respeito do grupo.

Recomendamos sempre trazer garrafas de água ou camel back para não haver excesso de paradas desnecessárias.

Pedimos para não vir sem o trocado agua, merenda que sempre fazermos em barracas de frutas , quitandas ou feirinhas que encontramos pelos caminhos.

As despesas, cada um paga a sua e amizade continua. Nos passeios , normalmente não há paradas para cervejas ou bebidas alcoólicas. Nada contra quem toma uma cervejinha, desde que não se embriague nem imponha aos outros a espera para a tomada de uma, duas, três ou “todas”.Se quiser tomar todas, nada contra: ele fica bebendo e nós vamos embora pedalando, sem estress, sem zanga, sem cobranças e sem culpa.

Normalmente acontecem os passeios em sábados, domingos e feriados pela manhã. Porém, se não foi postado um aviso no muraldebugarin.com, ou não foi encaminhado e mail, por algum motivo foi porque o Jabuti daquele dia teve um fim específico. Mas se de algum modo você ficar sabendo, sinta-se convidado.

Tudo que fazemos é de forma amadora. Não temos nem queremos fazer camisetas , roupas padronizadas. Se alguém quiser fazer a sua, sem problema, pode usar o nome e desenho do jeito que achar melhor. Jamais cobraremos direitos autorais, mesmo porque o Jabutis é estado de espírito, forma de pedalar e não marca de passeio.

APRESSADOS, MAL HUMORADOS, INDISCIPLINADOS, PESSOAS QUE NÃO SE ADAPTAM AO CONVIVIO EM GRUPO,às improvisações decididas no roteiro, pedimos sempre para não comparecer.


Marcado o local e horário de saída, não adianta ligar pedindo para adiar, mudar roteiro ou aguardar. Quando marcado , é porque vai acontecer ainda que com uma pessoa só. E se ninguém ou só alguns aparecer, os que chegaram façam o mesmo: pegue suas bicicletas e façam seu próprio jabutis .

O jabutis detesta aqueles telefonemas:" todo mundo já chegou?”, "Me espere”,” tô saindo”,” tô chegando”.

Também não atende aquele pedido do “descansado”. “ Se tiver algum passeio me avise” . “Me ligue”. Pedimos desculpas a todos, mas dificilmente ligamos. Preferimos sempre estarmos pedalando do que telefonando.Pedimos a compreensão para dizermos a todos: se formos telefonar para os que nos pedem, teremos que criar ou contratar um call center....

Gentilmente, pedimos sempre: olhe o muraldebugarin.com. Ou então ligue para nós. Se o fone estiver ligado, atendemos sempre. Mas nunca peça para esperar. Jabutis tem coração mole e vai querer esperar. E isto pode incomodar os que chegaram no horário e local combinados.

Temos respeito pelo que cansar. Esperamos o tempo necessário para a recuperação. Se quiser desistir, dependendo de onde o grupo estiver, aconselhamos e indicamos táxi que conduzirá o desistente, pagando este as despesas, ou retornamos para levar a pessoa ao local que esta indicar, tudo sempre feito dentro do consenso, respeito e, sempre , sempre, na mesma festa.

Sempre que precisamos da LIGUE TAXI 33577777, esta sempre disponibiliza algum táxi para conduzir o passageiro com sua bicicleta. O ciclista deve avisar a empresa que quer um táxi para conduzir um passageiro com sua bicicleta. Jamais houve qualquer dificuldade. O humorista Jaiminho, ator e motorista de táxi é um dos que, estando circulando, sempre atende. Com jaiminho você no caminho ainda se diverte com a estórias deste artista cujo talento vem sendo reconhecido pelo público baiano.

Apesar de tantas regras, que podem parecer um passeio complicado, elas foram elaboradas exatamente para disciplinar , ajustar pessoas que não conseguem conviver olhando para o tempo, dificuldades, gostos e disciplina dos outros. As regras são para os não acostumados à convivência em grupo. Os disciplinados já conhecem todas estas regras que são as mínimas para que o passeio seja gostoso, bem humorado, disciplinado, respeitoso e sempre , sempre, produtivo e alegra.

Participamos de todos os movimentos cicloativistas baianos.

Nenhum comentário: